Resenha: Sua Alteza Real

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Título: Sua Alteza Real
Título Original: H.R.H
Autor: Danielle Steel
Ano: 2012
Páginas: 304
Editora: Record





Christianna é o oposto do que se esperaria de uma jovem da realeza. Após trocar seus vestidos de gala por jeans e camisetas e viver em completo anonimato durante quatro anos na faculdade em Berkeley, a filha mais nova do príncipe de Liechtenstein retorna à sua entediante rotina de discursos em orfanatos e jantares formais.

Determinada a fazer algo mais importante do que cortar fitas de inauguração em hospitais, Christianna pede permissão ao pai para trabalhar por um ano na África Oriental como voluntária da Cruz Vermelha. É sob o sol da Eritreia que a Princesa Sereníssima de Liechtenstein descobre sua vocação para ajudar os necessitados. Finalmente livre e feliz, ela luta para esconder sua identidade dos novos amigos e colegas de trabalho – até mesmo de Parker Williams, o charmoso pesquisador de Harvard que acompanha os Médicos Sem Fronteiras.

Do esplendor dos palácios reais ao caos de regiões tomadas pela guerra civil, Danielle Steel nos transporta a universos impressionantes. Com personagens marcantes e episódios dramáticos, Sua Alteza Real explora o conflito entre responsabilidade e liberdade, dever e amor.

   Li esse livro cerca de dois dias atrás e estava em dúvida se iria escrever uma resenha sobre ele, mas como prometi aqui no blog que iria escrever sobre livros em geral, incluindo os que não me agradaram então resolvi escrever. Nunca tinha lido nenhum livro dessa autora e confesso que não foi uma primeira experiência boa, espero que nos outros livros dela a narrativa não seja como foi nesse.

   Mas enfim..voltando à resenha..

   Christianna é uma moça da realeza de um pequeno país (na verdade, dá-se o nome de principado) da Europa que fica entre a Áustria e a Suíça, chamado Liechtenstein, que pelo link que segue existe na vida real. Essa parte da estória é bem interessante, pois quando vi a sinopse do livro me encantei e pensei que ia ter uma experiência interessante vendo a vida da realeza, porém isso não acontece no livro. 

   Pelo contrário, a personalidade da protagonista é bem diferente das princesas que estamos acostumadas em livros e filmes. Pelo o que eu entendi ela é a contradição em si, ao mesmo tempo em que é resignada e conformada com seu destino e suas obrigações também tem seus momentos de revolta e de birra. Isso foi algo que me irritou demais na personagem e eu sou dessas que quando não gosto da protagonista não sinto que posso gostar do livro como um todo.

   Apesar de ser escrito em terceira pessoa a obra gira em torno da Princesa e por isso meu desagrado, os outros personagens são importantes para a trama mas tudo gira em torno de Christianna. 

   O livro tem toques de romance e drama, e eu estava esperando uma Chick Lit, talvez por não conhecer o estilo da autora esperei algo assim. De Chick Lit o livro não tem absolutamente nada! A narrativa é lenta, descritiva e por vários momentos NADA acontece..

   A estória é até bonita, pois mostra uma princesa humanizada que sofre pelos outros e tem atitudes admiráveis mas é perfeita demais! Em nenhum momento é mostrado algum traço de defeito na sua personalidade, na verdade a maioria dos personagens é assim o único que é descrito como diferente é um irmão príncipe dela. 

   Em alguns momentos o enredo dá reviravoltas, principalmente no final, e o quesito drama é bem explorado, mas nada que me tenha feito chorar e nem me emocionou. Outra questão que deixou a desejar foi o romance, o casal principal simplesmente não tem química alguma, pelo menos ao meu ver, apesar de ter simpatizado com mocinho, o médico do Médicos Sem Fronteiras, chamado Parker. As pessoas que trabalham com Christianna, tanto na Rússia quanto na África também são interessantes e deveriam dar um toque diversão ao livro, mas não achei que foi bem sucedido. 

   Resumindo, não gostei da narrativa e da protagonista e por isso pra mim a leitura não foi boa, teve momentos em que quase desisti de ler, mas queria fazer a resenha aqui e só por isso continuei. Não gostei e não recomendo a leitura.

Nota: 1 estrela

Nota da Blogueira: Achei interessante o fato do principado realmente existir, aqui está a pesquisa do Wikipedia.









2 comentários:

  1. Ai, detesto quando um livro me decepciona assim. :( Mas fique tranquila, logo virão livros melhores e irão superar a decepção que você teve. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  2. Oi Luara, realmente a decepção foi grande mas valeu a pena a experiencia, já estou atrás de outros para superar! rs

    Beijão

    ResponderExcluir







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!